segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Introdução à Inteligência Cibernética

Não é fácil começar a falar de um tema, cujo material referência é escasso e existem anotações genéricas no Brasil. Vários países, em cujo território há preocupação com atos terrorristas, já estão atentos à segurança cibernética (cybersecurity) e, por consequência, à inteligência cibernética (cyber intelligence). O melhor exemplo é os Estados Unidos, cujo Presidente Barak Obama lançou recentemente o prospecto Cybersecurity.
Afinal, o que é inteligência cibernética? O assunto não pode ser tratado em separado e sem passarmos, preliminarmente, pelo tema da “Guerra Cibernética” ou “Cyberguerra”.
Em definição simplória, a “Guerra Cibernética” se define por uma ação ou conjunto associado de ações com uso de computadores ou rede de computadores para levar à cabo uma guerra no ciberespaço, ou retirando de operação serviços de internet e/ou de uso normal da população (energia, água etc.) ou propagando códigos maliciosos pela rede (vírus, trojans, worms etc.).

Leia todo o texto, clicando aqui. O artigo atualizado será publicado na Revista da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

0 comentários:

Postar um comentário

Acompanhe as novidades sobre Inteligência Cibernética

Acompanhe o site Inteligência Cibernética. Critique, indique temas e envie sugestões.

  ©Inteligência Cibernética - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo  

Real Time Web Analytics